Beneficiários do Bolsa Família criam associação para empreender

Assembléia aprovou a criação da Associação Juntos Venceremos
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Em assembleia realizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), 106 pessoas beneficiários dos programas sociais gerenciados pela Secretaria da Assistência Social aprovaram a criação da “Associação Juntos Venceremos”. Na reunião, que contou com as mães do Programa Bolsa Família, também foi discutido e aprovado o estatuto, que escolheu o nome e a diretoria da entidade.

Participaram, ainda da assembleia, o representante da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor Raimundo Bonfim, a secretária Municipal da Assistência Social, Vanessa Leite e técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Foi eleita a diretoria da associação, que tem como presidente, Gildenir Machado C. dos Santos, e como vice-presidente, Irene Xavier.

Segundo o professor Raimundo Bonfim, a criação da “Associação Juntos Venceremos” surgiu do interesse de participantes do Programa Bolsa Família, registrado em uma pesquisa aplicada há cerca de dois anos em Canavieiras. “Esse foi o primeiro passo, que foi confirmado recentemente durante uma reunião que promovemos junto com a Secretaria da Assistência Social”, revela Bonfim.

De acordo com o professor Raimundo Bonfim, a pesquisa apontou o interesse das pessoas em quatro linhas de atividades: Confecções, artesanato, estética (corte de cabelo e unhas) e culinária (bolos e salgados). Tendo em vista a determinação e vocação verificadas, a associação estará voltada para a produção e comercialização desses produtos.

Com a criação da entidade, serão promovidos cursos com a finalidade de preparar as associadas para a nova atividade. Essa capacitação tem vários objetivos, como ensinar a produzir e a empreender, no sentido de potencializar as habilidades dos beneficiários. Esses cursos de economia solidária são importantes ferramentas para interferir na pobreza, transformando os beneficiários do Programa Bolsa Família em empreendedores.

Para instrumentalizar a “Associação Juntos Venceremos” a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Assistência Social, firmou parceria com Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), para o desenvolvimento das ações.  “Estamos contando com o Departamento de Economia da Uesc, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Incubadora Baiana de Empreendimentos Econômicos Solidários (Ibees)”, ressalta a secretária Vanessa Leite.

Para a secretária da Assistência Social, a promoção de ações que visem incentivar a socialização dos beneficiários do Programa Bolsa Família é uma recomendação do prefeito Almir Melo. “Para isso, realizamos diversas atividades com o objetivo de fomentar a convivência em grupo, incentivando novas perspectivas de vida, inclusive com o fortalecimento de vínculos sociais e familiares”, diz a secretária.

Explica a secretária Vanessa Leite, que uma das características positivas do Programa Bolsa Família é disponibilizar projetos e programas, a exemplo dos cursos e oficinas, com a finalidade de capacitar os beneficiários, para que encontrem uma perspectiva de vida. Através da participação nessas atividades as famílias beneficiárias poderão aprender a desenvolver habilidades, exercer novas atividades produtivas e gerar renda para o seu sustento e de sua família.

Dia dos Pais – A socialização dos beneficiários do Programa Bolsa Família é uma das atividades desenvolvidas constantemente pela Secretaria da Assistência Social. Semana passada, um dos eventos socializadores promovidos pelo Cras foi a Festa do Dia dos Pais, com homenagem aos pais das famílias que participam dos programas assistenciais.

Durante o evento, foram desenvolvidas diversas atividades esportivas pelos filhos participantes das oficinas de capoeira, futebol e jiu-jitsu, além do sorteio de presentes aos pais. Para a secretária Vanessa Leite, essas atividades são muito importantes, no sentido de manter os laços de afetividades entre as famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade.